As más condutas provêm dos seres humanos e consistem em um mal terrível no mundo corporativo, pois prejudicam as empresas, os executivos, os funcionários e outras partes interessadas.
No presente artigo, vamos mergulhar nessa matéria, para entender o que são as más condutas, o que elas causam e como podem ser combatidas.
Acompanhe o texto e veja o quanto a sua empresa pode se beneficiar, atuando de maneira correta e assertiva, tendo o Compliance como seu aliado.
O que são os casos de má conduta empresarial?
Em sentido lato, a má conduta empresarial pode ser entendida como todo tipo de comportamento ou atitude que viola os princípios da organização ou as leis vigentes.
De maneira mais específica, a má conduta aparece na forma de fraudes, roubos, uso indevido de ativos ou informações da empresa, assédios (tanto moral quanto sexual), bullying, conflitos de interesses, favorecimento indevido (seja favorecimento próprio ou de colegas, fornecedores, terceiros, subordinados, entre outros) e mais uma série de práticas indesejadas.
Tais atos geram inúmeras consequências prejudiciais, algumas até demasiadamente perigosas, como veremos a seguir.
Em muitos casos, há perdas financeiras envolvidas. Ou seja, os recursos da empresa, previstos para serem aplicados na geração de lucratividade, são canalizados para outros propósitos (“desviados para o bolso de alguém”) ou são desperdiçados (“vão para o ralo”).
Não importa a situação, a empresa perde dinheiro, com custos despercebidos pela maioria.
Há outras ocasiões representando riscos enormes. São eventos relacionados a ilegalidades, ilicitudes ou contravenções, tais como:
- Corrupção, cartel, lavagem de dinheiro e pagamentos de facilitação. Se descobertos, causam penalidades severas para a empresa e pessoas envolvidas, além de desgastar a imagem e reputação de todos.
Nos dias atuais, há também um outro grupo de má conduta merecedora de atenção redobrada: discriminação, racismo, homofobia, etc.
Funcionários, consumidores e o mercado em geral são intolerantes a práticas desse gênero e, se houver ocorrência de atos assim, as redes sociais costumam ser implacáveis, podendo levar até ao colapso da empresa.
Seja qual for a má conduta em questão, há um efeito danoso adicional no clima de trabalho.
Bons funcionários costumam se incomodar com coisas erradas e, não havendo prevenção por parte da empresa, a tendência é a formação de um ambiente tóxico, desagradável e promovedor de baixa qualidade nas atividades e desinteresse dos funcionários em contribuir com a empresa, com reflexo direto e negativo na produtividade.
Via de regra, as más condutas acontecem às escondidas, longe dos olhos da supervisão, da chefia ou da direção da empresa. Por outro lado, os efeitos nocivos são concretos e podem, de modo silencioso, minar os objetivos empresariais.
Em tempos onde a concorrência é cada vez mais acirrada, amargar perdas sistêmicas, permitir ambientes desfavoráveis no trabalho e/ou correr riscos demasiados colocam a entidade em posição de desvantagem competitiva.
Daí, a importância vital de se combaterem as más condutas, a fim de mudar de fato o posicionamento da empresa.
O Sistema de Compliance como aliado no combate às más condutas empresariais
O Sistema de Compliance é, hoje, o mais potente aliado no combate às más condutas empresariais. Atua em 3 perspectivas: previne, detecta e corrige eventuais desvios. São os chamados pilares do Compliance.
Com isso, promove benefícios incalculáveis para a empresa e para as pessoas, pois estabelece um novo padrão cultural na organização, onde fazer o certo, em todas as oportunidades, passa a ser o modelo de todos.
Os ganhos são logo sentidos. Os funcionários aumentarão naturalmente o seu compromisso com a empresa, expressando sua satisfação, tal como:
“Eu tenho orgulho de trabalhar numa empresa que preza pela ética e, cada vez mais, me empenho no meu trabalho para contribuir para o sucesso de todos”.
Depoimento de um funcionário anônimo, após a sua empresa implementar o seu Sistema de Compliance.
Saiba mais sobre os benefícios de um Sistema de Compliance em:
Na prática, o Sistema de Compliance estabelece diretrizes apontando para o bom funcionamento das relações no trabalho, como devem ser tomadas as decisões e como se atua no dia a dia.
Os funcionários recebem essas orientações e têm ciência exata de como devem ser seus comportamentos.
O Canal de Denúncias surge como um grande aliado, pois permite trazer à tona toda e qualquer má conduta por meio de relatos confidenciais, onde o informante tem a sua identidade protegida, a fim de evitar retaliação e dissipar receios.
Assim, a empresa toma conhecimento, age para eliminar o problema e, com o passar dos dias, as más condutas são combatidas, pois ninguém vai querer ser flagrado pelo canal, não é mesmo?
Como fazer?
Mas, para que o Sistema de Compliance funcione bem de verdade, alguns cuidados são imprescindíveis.
Por exemplo, exagerar na dose criará burocracia desnecessária. Em contrapartida, buscar a simplicidade em demasia transformará o seu Compliance num “sistema de fachada”.
Tanto num extremo como no outro, haverá desperdício de tempo e dinheiro e não tardará para o Compliance naufragar. Logo, importa fazer o Compliance na medida certa, com a “cara da sua empresa”.
Por isso, fique atento!
Como implementar o meu Sistema de Compliance?
No passado, ter um Sistema de Compliance era privilégio das multinacionais e das grandes empresas, pois demandava muito investimento, conhecimento especializado e um tempo considerável para a sua implementação.
Mas, com a evolução tecnológica, a Compliance Station® permitiu às micro, pequenas e médias empresas usufruírem de todos os benefícios oferecidos pelo Compliance, praticamente eliminando os desafios até então intransponíveis.
A Compliance Station® dá às empresas a capacidade de prevenir as más condutas e estancar perdas significativas, promover o bem estar dos funcionários e alcançar patamares mais altos de profissionalismo, de forma fácil, ágil e sem complicações, conduzindo a implementação de um Sistema de Compliance 100% digital.
Com isso, aumenta-se o poder de competir no mercado ou, em outras palavras, gera-se vantagem competitiva!
A Compliance Station® guia a empresa na criação de um Compliance customizado, oferecendo todas as instruções, ferramentas e materiais necessários, de maneira integrada e inteligente.
O Canal de Denúncias está integrado e os materiais de treinamento e comunicação são disponibilizados, de modo a consolidar o conhecimento na organização.
Todos os processos novos são explicados com clareza e os atores são cuidadosamente instruídos, para se extrair do Compliance o máximo de seus benefícios.
Há treinamentos e instruções para os investigadores, para auditores, para as pessoas do comitê de ética (que vão decidir sobre medidas aplicáveis decorrentes das denúncias), entre outros.
Em suma, a Compliance Station® oferece o rol completo para se implementar um Sistema de Compliance efetivo, com o compromisso de dar ao cliente maior comodidade, conforto, agilidade, facilidade, rapidez, e mais uma série de benefícios, para a empresa estar livre e focar no importante para o seu negócio: crescimento, lucratividade e sustentabilidade.
Conclusão
As más condutas são inerentes do mundo corporativo e se manifestam de diversas maneiras. No entanto, sempre levarão a organização a perdas, riscos e degradação do ambiente de trabalho.
O Compliance é a ferramenta mais eficaz no combate às más condutas, se implementado de modo adequado, sem exageros, tanto em complexidade ou em simplicidade.
A Compliance Station® é uma plataforma 100% on-line, que propiciou às micro, pequenas e médias empresas a implementação de um Compliance na medida certa, sem complicações, com rapidez e com a melhor relação custo-benefício.