Logo Compliance Station - Programa de Integridade

Compliance: o que é e qual a sua importância para as Pequenas e Médias Empresas?

Compartilhar:

O Compliance é um tema que tem ganhado cada vez mais destaque, tanto no mundo corporativo quanto no cenário social e midiático. 

Este conjunto de ações não é um modismo ou uma tendência contemporânea, mas sim um fator essencial para a consolidação e sobrevivência das empresas nos dias atuais, independentemente do seu porte ou área de atuação.

Neste artigo, você poderá entender melhor o que é esse sistema de gestão e como ele já é uma realidade acessível às pequenas e médias empresas.

Além disso, conhecerá os impactos positivos que a implementação de um Programa de Integridade proporciona para o crescimento dessas organizações. 

Boa leitura!

Compliance: o que é, afinal?

Do inglês, o termo Compliance vem do verbo “to comply”, que embora não tenha uma tradução exata para a língua portuguesa, carrega o sentido amplo de “estar em conformidade”, ou seja, de “cumprir as regras e leis vigentes”.
Contudo, para o expert Wagner Giovanini, autor do livro “Compliance – A excelência na prática”, o primeiro passo para uma compreensão mais precisa deste universo é, justamente, “extrapolar a sua definição básica”.

Cada vez mais, o Compliance vai além do simples atendimento à legislação, este conjunto de medidas busca a consonância com os princípios da empresa, alcançando a ética, a moral, a honestidade e a transparência, não só na condução dos negócios, mas em todas as atitudes das pessoas”, argumenta.

Também identificado pelo sinônimo “Programa de Integridade”, o Compliance consiste em um sistema de gestão, composto por uma série de elementos organizados, que se baseiam em uma única ação: 

A de se fazer o certo”, independentemente das leis ou de qualquer outro tipo de vigilância.

Todo esse sistema envolve a estruturação de três pilares, que você conhecerá a seguir!

Esses pilares são guiados pelo objetivo de proteger a empresa, as pessoas que fazem parte dela e seus mais diversos públicos de interesse (como os clientes, a rede de fornecedores e a própria sociedade, de modo geral). 

Leia mais em: 

Compliance: os 3 pilares de um Programa de Integridade

Para que um Programa de Integridade funcione corretamente e traga benefícios concretos para os negócios e para as pessoas, é preciso que, primeiramente, exista um desejo da direção da empresa em criar, manter e divulgar uma cultura de integridade, ou seja, a vontade de firmar o compromisso de agir corretamente, sempre. 

Paralelamente, é fundamental a estruturação de três pilares bem definidos, que englobam os processos necessários para assegurar a efetividade do Sistema de Compliance, sendo eles:

1 – Prevenção

Nas palavras de Giovanini, “A prevenção é muito mais inteligente do que esperar que algo de ruim aconteça”.

Portanto, é essencial delimitar diretrizes claras sobre o que a empresa espera na condução das suas relações de trabalho e responsabilidades

A forma mais eficaz de se fazer isso é elaborar um Código de Conduta e as Políticas Internas, documentos estes que, quando bem comunicados, vão instruir os funcionários sobre a cultura do negócio e como agir de forma ética.

2 – Detecção

As empresas são formadas por pessoas! Cada uma com personalidades distintas, interesses e ambições próprias. Nesse sentido, é impossível prever se todas elas vão seguir pelo caminho certo.

Negócios de todos os tipos e portes estão sujeitos à ocorrência de irregularidades como fraudes, assédios, bullying e outros tipos de comportamentos que trazem prejuízos irreparáveis para a imagem e resultados da empresa.
Por isso, é imprescindível dispor de um Canal de Denúncias, a ferramenta mais eficiente na detecção desses tipos de atitudes prejudiciais.

3 – Correção

Quando uma irregularidade é detectada, é indispensável corrigi-la. É neste pilar que são aplicadas as medidas disciplinares previstas no Código e nas leis vigentes.
Aqui, não pode haver espaço para negligência ou tolerância com condutas que violam a integridade da empresa.

Compliance e PMEs: por que ter um Programa de Integridade?

Nós sabemos que a estruturação desses pilares pode parecer um desafio complexo para as empresas que não dispõem do tempo, da equipe e da receita necessária para executá-los.

Contudo, aqui existe mais uma ideia equivocada que precisa ser desconstruída! 

A implementação de um Programa de Integridade já não é mais um privilégio das grandes empresas. 

Hoje, o Compliance é uma realidade não só acessível, mas também necessária para as PMEs. 

Esta necessidade está diretamente ligada ao crescimento dessas empresas, uma vez que o Programa de Integridade tem como um de seus principais benefícios, o aumento de uma vantagem competitiva.

Ao auxiliar na criação de uma imagem positiva para o negócio, o Compliance pode ajudar a atrair mais clientes, fato que se justifica pela intensificação nas buscas por marcas cada vez mais íntegras e confiáveis, por parte dos consumidores.

Outro aspecto importante tem a ver com a facilitação na concretização de novas parcerias comerciais ou na participação de editais públicos para a conquista de licitações.
As grandes empresas, assim como a Administração Pública, têm exigido que seus fornecedores e parceiros possuam um Sistema de Compliance.

Compliance Station: Programa de Integridade acessível às PMEs

Agora que você já sabe como o Compliance pode ajudar as PMEs, chegou a hora de conhecer a forma mais simples, ágil e econômica de criar o seu Programa de Integridade.

A Compliance Station é uma Plataforma 100% digital, que executa todas as etapas de estruturação e gerenciamento de um Sistema de Compliance efetivo: 

  • Gera documentos de forma automatizada.
  • Implementa o Canal de Denúncias.
  • Traz tutoriais, treinamentos e materiais de apoio.
  • Permite o aprendizado no seu ritmo, sem exigir conhecimento prévio.
  • É personalizada para as necessidades do seu negócio.
  • Protege a empresa e a equipe, melhora o clima organizacional e traz uma série de benefícios positivos para os resultados do negócio.

E o melhor: você pode começar a fazer tudo isso agora mesmo, sem ter que pagar nada, testando a versão trial da plataforma. 

Clique aqui e dê início ao seu teste gratuito!
A transformação que o seu negócio precisa está na Compliance Station.

Compartilhar:

Receba novidades

da Compliance Station

Receba o melhor do nosso conteúdo direto no seu e-mail.

Preencha seus dados para receber nossa news:

pt Portuguese
X