Você já ouviu falar em “Cultura de Integridade”? Tem alguma ideia do porquê esse tema é importante para o seu negócio?
Se ainda não, chegou a oportunidade de compreender o significado desse termo e descobrir os benefícios que a criação dessa cultura pode trazer para a sua empresa.
Boa leitura!
1. O que é Cultura de Integridade?
O termo “Cultura de Integridade”, no âmbito empresarial, se refere à criação de um ambiente de trabalho com regras claras e “consciência coletiva” sobre a importância do combate às irregularidades e desvios de conduta, que podem prejudicar tanto os colaboradores quanto o negócio.
Desse modo, a Cultura de Integridade baseia-se num conjunto robusto de normas, políticas internas, processos e ferramentas capazes de prevenir, detectar e corrigir as atitudes que desviam do “certo a ser feito”.
Constitui-se, assim, numa “estrutura organizacional” pautada pela ética e transparência, nas relações de trabalho, na condução de negócios e em todas as atitudes e decisões das pessoas.
Ou seja, a empresa e os colaboradores estão cientes da obrigação de se trilhar o caminho da integridade e dispostos a agirem de maneira alinhada aos princípios da Instituição.
2. Por que criar uma Cultura de Integridade?
Porque a integridade é um ingrediente essencial para o negócio prosperar e gerar vínculos sólidos de confiança e credibilidade com os seus públicos de interesse, para, desse modo, assegurar a sustentabilidade.
Atualmente, vivemos um momento histórico, com a sociedade e os consumidores cada vez mais conscientes e críticos!
Um exemplo prático para ilustrar essa realidade é a edição 2022 do estudo Edelman Trust Barometer, onde se concluiu que os consumidores brasileiros passaram a confiar mais nas empresas engajadas com valores éticos e questões sociais, como o bem-estar econômico, a diversidade, a inclusão e a sustentabilidade.
- No levantamento, 63% dos entrevistados no Brasil afirmaram “comprar ou defender marcas com base nos seus valores e crenças”.
- 83% dos entrevistados também alegaram esperar que CEOs e presidentes de empresas participem de questões relacionadas à sociedade (e que influenciam nas políticas públicas do país).
Para o consumidor, já não bastam bons preços, qualidade e pós-venda: é preciso também estar alinhado a valores como a ética, a transparência e responsabilidade social.
Nesse sentido, a Cultura de Integridade torna-se um fator decisivo para a sobrevivência das empresas que, para se manterem competitivas e “vivas” aos olhos dos clientes, necessitam “estar em conformidade” com o anseio da sociedade, pois tal fator é considerado crucial no momento de comprar ou contratar algum serviço.
Criar uma Cultura de Integridade, portanto, permite impulsionar a confiança dos potenciais clientes na sua marca/empresa, além de auxiliar na consolidação da “credibilidade competitiva” que o seu negócio precisa, frente ao mercado.
3. Como criar uma Cultura de Integridade no meu negócio?
Uma Cultura de Integridade eficiente e duradoura se constrói por meio da implementação de um Sistema de Compliance.
Todas as empresas, independentemente do seu porte ou área de atuação, estão suscetíveis a ocorrência de problemas como fraudes, assédios, bullying, furtos, corrupção e outros tipos de condutas abusivas, que causam danos aos resultados, ao clima organizacional e aos colaboradores, de forma geral.
Essa “vulnerabilidade” se dá porque as organizações são formadas por pessoas: pessoas diferentes entre si e movidas por interesses distintos.
Entre essas pessoas, sempre há a possibilidade de alguém desviar-se do “certo a ser feito” e acabar se envolvendo nas ilicitudes mencionadas há pouco.
A mitigação de riscos dessa natureza ocorre de maneira natural, resultado do efeito dos 3 pilares do Sistema de Compliance, como podem ser assim resumidos:
Prevenção
Um Compliance bem estruturado inicia pela identificação dos riscos relativos a desvios de conduta, irregularidades e ilicitudes e estabelecimento das medidas para evitar a ocorrência de tais riscos.
O próximo passo é a elaboração de um Código de Conduta e Políticas Internas pertinentes, de maneira a documentar as regras básicas a serem observadas, a fim de preservar a integridade no cotidiano.
Assim, comunicação e treinamento estruturados levarão as informações relevantes a todas as pessoas da organização, com a finalidade de garantir alinhamento de conhecimento e sensibilização, por todos, acerca da direção a ser trilhada: a da ética e da integridade.
Detecção
Apenas prevenir não é o suficiente!
Mesmo com regras explícitas e bons treinamentos, ainda é possível que as condutas irregulares ocorram. E, quase sempre, elas ficam longe dos olhos da direção, escondidas, mas, produzindo efeitos danosos para a empresa e para as pessoas.
Por isso, é imprescindível disponibilizar um Canal de Denúncias, para viabilizar a detecção de tais desvios de conduta. Com ele, os próprios funcionários darão espontaneamente a contribuição para o Compliance prosperar, pois será consenso o benefício geral desse sistema.
Essa é a razão de se afirmar de maneira tão categórica: o Canal de Denúncias é o “coração” do Sistema de Compliance.
Correção
Uma vez detectada a irregularidade, o Sistema de Compliance propicia meios para corrigi-la e isso é fundamental fazer prontamente, a fim de estancar perdas, deixar de propagar atitudes antiéticas que destroem o ambiente de trabalho, entre outras.
Neste pilar, são aplicadas medidas corretivas, de melhoria e/ou até disciplinares, caso seja apurada má-fé ou descumprimento das regras estabelecidas na documentação interna e/ou nas legislações aplicáveis.
O sucesso do Compliance depende do apoio da Alta Direção da organização, pois seus membros são o exemplo a ser seguido. Somente assim, os 3 pilares cumprirão efetivamente seus papéis e a cultura de integridade será uma realidade.
4. Quais são os benefícios da criação de uma Cultura de Integridade?
- Reduz a possibilidade de fraudes, furtos, roubos, uso indevido de ativos da empresa, etc., levando assim à redução considerável de custos.
- Mitiga riscos de atitudes antiéticas no dia a dia, como assédios, bullying, discriminação, entre outros, gerando ou reforçando um ambiente de trabalho saudável, reduzindo absenteísmo, riscos trabalhistas e aumentando a produtividade.
- Melhora-se o clima organizacional, propiciando reter e atrair mais talentos.
- Aumenta-se a rentabilidade da empresa, fruto de se transformar desperdícios e perdas em lucro, além da melhoria da produtividade.
- Gera maior confiança, credibilidade e fortalece a imagem e reputação da empresa.
- Posiciona melhor a empresa no mercado, aumentando, dessa maneira, a possibilidade de fechamento de parcerias comerciais, contratos com grandes empresas públicas e privadas, o que equivale dizer: aumenta-se a vantagem competitiva.
5. Como implementar um Sistema de Compliance?
A implementação do Sistema de Compliance efetivo pode parecer um desafio complexo, pois no passado, essa tarefa demandava conhecimento de alto nível, profissionais altamente capacitados, tempo e recursos, disponíveis apenas em grandes organizações ou em multinacionais.
Contudo, a boa notícia é que a realidade atual já é outra! Hoje, é possível implementar o seu Compliance de um jeito rápido, fácil e 100% digital, sem altos investimentos.
A Compliance Station implementa o Sistema de Compliance para você!
- Não exige nenhum tipo de conhecimento prévio e é altamente intuitiva.
- Gera o Código de Conduta de forma automatizada e customizada.
- Implanta o Canal de Denúncias.
- Conta com treinamentos, tutoriais e materiais de apoio (para usar com a sua equipe).
- Permite que você implemente o seu Compliance no seu próprio ritmo e de acordo com as necessidades específicas do seu negócio.
- Entre outras vantagens imperdíveis!
Para conhecer melhor essa plataforma, clique aqui.