Logo Compliance Station - Programa de Integridade

Você conhece esses 2 livros de Compliance?

Compartilhar:

O Compliance é um tema de relevância máxima no ambiente corporativo, e isso tende a se intensificar: a cada dia, legislações, resoluções e novas demandas são estabelecidas para tratar do Compliance e da ética nas empresas.

Alinhado à cultura organizacional, o Compliance é um Sistema de Gestão que promove e fortalece a ética e integridade, prevenindo, detectando e corrigindo possíveis irregularidades e desvios de conduta e, dessa forma, minimizando riscos e gerando inúmeros benefícios à instituição e às pessoas. 

Com um Compliance efetivo, a empresa pode evitar fraudes, ilicitudes, corrupção, discriminação, assédio, dentre outros problemas nocivos para a organizaçao.

Na internet, podemos encontrar muitas informações valiosas sobre o assunto, mas, nada como um livro para um aprendizado consistente, principalmente quando o autor possui experiência comprovada e bagagem técnica expressiva, para compartilhar com o leitor os melhores exemplos reais vividos em sua trajetória profissional.

Se você é Compliance Officer, do setor de Gente & Gestão ou simplesmente tem interesse nessa matéria, vai adorar essa dica, com 2 livros sobre Compliance, que trazem uma visão detalhada e completa sobre as disciplinas e práticas imprescindíveis para um Compliance efetivo.

Vamos a eles?

Compliance — A excelência na prática (Wagner Giovanini)

O autor Wagner Giovanini, em “Compliance — A excelência na prática”, conta com vasta experiência no campo da gestão empresarial, tendo sido o responsável pela criação e implementação do Sistema de Compliance na Siemens Brasil em 2007. Atuando durante 8 anos como Diretor de Compliance, abrangendo a América Latina, tornou-se um dos mais respeitados palestrantes e disseminadores do Compliance, fundando a Compliance Total em 2014, a primeira empresa brasileira de consultoria especializada nesse assunto. 

Para quem está iniciando no mundo do Compliance, é um prato cheio: os capítulos seguem uma lógica, fornecendo um passo a passo para implementar o Sistema de Compliance, de zero a cem, com foco na execução prática, para vencer os obstáculos naturais do cotidiano de uma organização.

Para quem já lida com o Compliance no dia-a-dia, é uma obra para estar sempre à mão: é uma fonte inesgotável de conhecimento prático e riquíssima para ajustar, implantar melhorias e potencializar os benefícios gerados. 

Embora de cunho prático, o conteúdo traz a teoria inserida nos parágrafos, sem torná-los cansativos ou desinteressantes, tratando com desembaraço fatores sensíveis ou essenciais para um Compliance verdadeiramente efetivo. Seguem alguns tópicos:

  • Como estruturar um Programa de Compliance, desde a concepção de um projeto, a definição dos processos e controles até a colocação de tudo na prática.
  • Como montar um departamento de Compliance, definição da missão e objetivos e escolha dos melhores profissionais.
  • A inserção no Compliance de assuntos relevantes como Código de Conduta, confidencialidade, retaliação, fraudes, lavagem de dinheiro, etc.
  • Como estabelecer o Canal de Denúncias e seus processos correlacionados, como investigação, montagem do comitê de ética e definição das medidas disciplinares. 
  • Comunicação e Treinamento, incluindo como elaborar um plano de comunicação e como aplicá-lo no cotidiano.
  • Compliance no dia a dia e suas interfaces internas e externas.
  • Gestão de Pessoas e práticas para fortalecer o Compliance.
  • Monitoramento e Gestão do Compliance.

Tudo isso com exemplos práticos, ilustrações sugeridas para formulários e templates e linguagem clara, didática e objetiva.

Compliance — Fundamentos e reflexões sobre integridade nas empresas (Carolina Strobel, Marcelo Borowski Gomes e Wagner Osti Pedro)

Idealizado por professores e convidados da Fundação Getúlio Vargas — FGV, o livro “Compliance — Fundamentos e reflexões sobre integridade nas empresas” trata do Compliance como parte de sistemas de integridade nas organizações. 

Com uma visão multidisciplinar, decorrente das variadas especialidades e vasta experiência dos autores, aborda o processo de governança, risco, compliance e sistemas de integridade.

O livro, publicado em 2021, divide-se em três partes: Integridade, Ética e Transparência nos Negócios; Programa de Compliance; e Desafios Modernos de Compliance, e toca em assuntos como:

  • Responsabilidade jurídica do Compliance Officer.
  • Governança de Compliance e o ISE.
  • Pilares de um Programa de Compliance.
  • Governança, Risco e Compliance.
  • Compliance para Pequenas e Médias Empresas.
  • Desafios da LGPD.
  • ESG: Environmental, Social and Governance.

Principalmente para quem já está na área, a terceira parte “Desafios Modernos de Compliance” traz importantes reflexões sobre a crescente ampliação de atuação do compliance e seus impactos na gestão, na cultura e na adaptação das organizações.                                                                                                                    

São essas as nossas duas indicações de livros para a sua apreciação e formação.

Ambos autores — o professor Marcelo Borowski e o especialista Wagner Giovanini — são sócios-diretores do Grupo Contato Seguro e referências em Compliance.

Esperamos que essas leituras enriqueçam o seu domínio técnico e prático, além de fortalecer suas convicções sobre ética e integridade, traduzindo-se num esforço contínuo de desenvolver e aprimorar o Compliance na sua empresa.

Se gostou deste conteúdo, compartilhe-os nas suas redes sociais e com seus colegas!

Compartilhar:

Receba novidades

da Compliance Station

Receba o melhor do nosso conteúdo direto no seu e-mail.

Preencha seus dados para receber nossa news:

pt Portuguese
X