Nesse artigo, você vai entender a importância da cultura de integridade no ambiente corporativo e o porquê ela não é mais uma questão de luxo, mas sim, uma obrigação.
De modo similar a uma grande empresa, as pequenas e médias também dependem dessa cultura para assegurar a sua sobrevivência.
Assim, convidamos você para compreender como criar uma cultura de integridade na sua organização e os benefícios gerados por ela.
Cultura de Integridade: por que é importante?
A corrupção existe desde os primórdios da humanidade.
Entretanto, com a evolução do ser humano e da sociedade, o aumento do conhecimento e da consciência das pessoas abriu horizontes inexplorados, trazendo à tona princípios básicos para uma convivência harmoniosa e, consequentemente, caminhos para se viver bem e com mais felicidade.
Assim, a corrupção passou a ser vista como um dos maiores males que assolam o planeta.
No ambiente corporativo, juntaram-se a ela as fraudes, os furtos, as ilicitudes, os desvios de conduta e os conflitos de interesses.
Enfim, tudo que estiver na direção oposta da ética e da integridade passou a chamar a atenção, sendo obstáculo concreto para: o estabelecimento de um ambiente sadio de trabalho, a credibilidade da organização, a realização de novos negócios e, portanto, a sustentabilidade da instituição.
Em outras palavras, o mercado não aceita mais empresas sem uma cultura de integridade consolidada, pois isso coloca em risco não apenas a reputação dos clientes e dos consumidores, que fazem negócios com elas, mas também gera prejuízos para toda a sociedade.
Investir em integridade deixa de ser uma opção. É uma premissa para a empresa prosperar e se manter viva.
A boa notícia vem dos benefícios trazidos pela integridade. Eles são muito maiores que os investimentos necessários!
Logo, deixar esse assunto para o segundo plano representa um erro grave.
Aliás, além do ponto de vista das vantagens desperdiçadas, há o perigo decorrente da falta de integridade: a empresa pode “morrer” da noite para o dia. Lembre-se: as redes sociais são implacáveis e punem severamente os infratores.
A cultura da ética se aplica para pequenos negócios?
Até pouco tempo atrás, esse era um tema exclusivo de multinacionais e grandes companhias, porque para implementar essa cultura era necessário conhecimentos restritos, recursos abundantes, tanto os financeiros quanto os relativos ao tempo dos funcionários. Ou seja, era para poucos.
No entanto, tivemos um avanço muito rápido e significativo das práticas relativas a esse assunto, por conta da transformação tecnológica, do surgimento de inovações e de novos conhecimentos.
Tudo isso propiciou o aparecimento de soluções eficientes e adequadas para empresas de qualquer natureza, porte e segmento.
Tal condição veio na esteira da promulgação de novas leis, exigências mais contundentes do mercado, como o avanço do modelo ESG e pressão popular, rejeitando atitudes em descompasso com os anseios da população.
Os 5 principais benefícios de um Programa de Compliance para pequenos negócios
O Compliance — jargão conhecido no meio empresarial para assegurar a cultura de integridade numa organização — assumiu papel de protagonismo e confere vantagens estratégicas que o pequeno negócio não pode jamais abrir mão.
Veja a seguir, um resumo dos 5 principais benefícios:
- Proteção
A cultura de integridade cria condições para todos fazerem o certo sempre e, dessa forma, leis, regras e requisitos em geral são automaticamente cumpridos. Com isso, a empresa estará protegida de penalidades e perda de imagem advindas de ilicitudes. Além disso, empresários e demais funcionários não correm risco de punições individuais e os postos de trabalho serão preservados.
- Redução de custos e maior rentabilidade
O Canal de Denúncias trará as irregularidades à tona. Assim sendo, fraudes, roubos, conflitos de interesses, uso inadequado de ativos da empresa, entre outras, tendem a desaparecer e, com isso, haverá redução de custos e maior rentabilidade.
- Melhoria do clima organizacional e maior produtividade
Similar ao tópico anterior, o Canal de Denúncias vai expor as irregularidades que destroem o clima organizacional e afetam de modo direto as pessoas, como assédios, discriminação, bullying, racismo, falta de meritocracia, favorecimento ou perseguição, entre outros desvios, que normalmente ficam longe dos olhos da Direção. Assim, promove-se maior satisfação das pessoas, mais orgulho em se trabalhar nessa empresa, maior interesse em contribuir e, como consequência, melhoram-se os processos e a produtividade, sem contar a redução drástica nos riscos trabalhistas.
- Fortalecimento da imagem e da reputação
Não somente os funcionários compartilharão os bons exemplos assimilados no dia a dia com seus familiares e com seus círculos de amizade, mas o próprio mercado, clientes e fornecedores perceberão esse elevado padrão ético da empresa, gerando maior simpatia entre consumidores, atraindo investidores e criando melhores condições de crédito. Ou seja, trata-se de um novo patamar alcançado por essa instituição.
- Mais negócios, crescimento e sustentabilidade
Como consequência de todos os benefícios acima descritos, a empresa torna-se apta para atender critérios mais rigorosos, impostos de forma cada vez mais frequente no mercado, como por exemplo, nas concorrências públicas, seguindo legislações estaduais e municipais que passam a exigir Compliance de seus prestadores de serviços e nas concorrências de grandes empresas, movidas pelas tendências mundiais de disseminar a ética em toda a sua cadeia (alinhadas ao modelo ESG). Dessa maneira, abrem-se novos mercados e novas possibilidades de se fecharem mais negócios, implicando em maior crescimento e sustentabilidade.
Como Criar uma Cultura de Integridade?
As empresas são compostas por pessoas e, assim sendo, para criar uma cultura de integridade, é necessário envolvê-las num ambiente propício e, ao mesmo tempo, estabelecer um sistema organizacional que previna atitudes antiéticas e, caso ocorram, a entidade esteja pronta para detectá-las e corrigi-las.
Esses são os 3 pilares do chamado Programa de Compliance: prevenção, detecção e correção.
Esse programa contempla alguns elementos básicos para o seu sucesso, como a implementação de um Canal de Denúncias efetivo, o uso regular de comunicação, treinamento e sensibilização das pessoas, além do compromisso claro da Direção da organização em dar o exemplo e promover o fortalecimento da cultura de integridade.
Dessa forma, a instituição deve dar sustentação a esse programa, com um bom Código de Conduta e Políticas para que as pessoas tenham as referências necessárias a fim de fazer o que é certo.
A empresa deve dar também condições favoráveis para todos cumprirem bem os requisitos desse programa, ou seja, criar ou ajustar alguns processos, fornecer algumas ferramentas pertinentes, dar as instruções apropriadas, entre outras.
Como a pequena e média empresa deve agir?
O Programa de Compliance deve ser compatível com a natureza e tamanho de cada empresa. Quer dizer, ele deve ser customizado para a realidade de cada um.
Exagerar na dose criará burocracia desnecessária. Por outro lado, buscar a simplicidade em demasia vai gerar um Programa simplório, habitualmente, chamado de “Programa de Fachada” ou “Programa para inglês ver”.
Seja num extremo ou no outro, os benefícios aqui citados não serão gerados.
Pelo contrário, a organização vai desperdiçar recursos, jogar dinheiro pela janela, perder a credibilidade perante os seus funcionários e o mercado, e o produto disso será a perda de oportunidade valiosa!
Wagner Giovanini, especialista em Compliance, dedicou anos de estudo e trabalho no desenvolvimento de uma solução para dar às pequenas e médias empresas o caminho na medida certa para elas criarem a cultura de integridade por meio de um Programa de Compliance customizado para suas realidades.
Assim nasceu a Compliance Station, uma ferramenta 100% digital, simples, de fácil utilização, permitindo, de forma rápida, eficiente e segura, a implementação e gestão do Programa de Compliance, com investimentos que cabem no bolso de cada um.
Com ela, a sua empresa vai garantir a geração de todos os benefícios citados anteriormente.
Conclusão
A cultura de integridade tornou-se uma obrigação para as empresas, pois sem ela, haverá um perigo iminente de perda de imagem e fracasso total no mundo dos negócios.
O Programa de Compliance surge como única maneira de abranger as pessoas e, de forma estruturada, assegurar a prevenção, detecção e correção de irregularidades e desvios de conduta, criando um ambiente propício para a cultura da ética prosperar.
Os benefícios são muitos: proteção, redução de custos, melhoria do clima organizacional, aumento da produtividade e lucratividade, fortalecimento da imagem e reputação e, por consequência, criação de vantagem competitiva, geração de mais negócios e sustentabilidade da organização.
Nos dias atuais, tal prerrogativa deixou de ser privilégio das grandes empresas, mas as pequenas e médias também têm acesso a soluções na medida certa, por conta das inovações e da transformação tecnológica.
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Não perca tempo! O seu concorrente poderá ter vantagem competitiva que deveria ser sua.