Logo Compliance Station - Programa de Integridade

Sistema de Compliance 100% digital

Compartilhar:

Como implementar um Sistema de Compliance Digital

Como implementar um sistema de Compliance 100% digital?

As transformações digitais fizeram com que os Sistemas de Compliance (ou Sistemas de Integridade) implantassem processos e procedimentos automatizados, eliminando documentos em papéis e engajando empresas,  colaboradores e terceiros.  

Neste artigo você vai conhecer a importância do Sistema de Compliance digital, principalmente para as pequenas e médias empresas (PMEs), e descobrir como implementá-lo, com uma tecnologia de ponta simples e acessível: a Compliance Station.

Boa leitura!

A transformação digital do Sistema de Compliance (Integridade)  

De acordo com uma recente pesquisa* desenvolvida pela Agência Global de Comunicação Edelman e encomendada pela Microsoft Brasil (com o intuito de entender o desempenho das PMEs e suas expectativas para o futuro), 93% das empresas acreditam que seus processos de transformação digital foram acelerados após o início da pandemia. 

O estudo revelou ainda que no caso das microempresas, o índice chegou a 81% e que as áreas administrativa, de marketing e vendas, foram as que mais aceleraram seus processos, respectivamente em 50%, 44% e 41%.

Neste contexto, os Sistemas de Compliance (Integridade) também seguiram esta “aceleração” e surgiram no mercado propostas totalmente digitais. 

O que, à primeira vista, parece muito bom. Porém, esta situação tem colocado em xeque a capacidade desses programas de se adaptarem na mesma velocidade das necessidades atuais das empresas.

Este é um excelente momento para criarmos um modelo ainda mais robusto, utilizando ferramentas tecnológicas que permitam os avanços ainda maiores do Compliance dentro das Empresas, transformando a percepção de um processo de controle para um Parceiro de Negócios e de gestão da Cultura. 

LEC | Legal, Ethics & Compliance

*A pesquisa consultou empresas de micro (0-9 colaboradores), pequeno (10-49 e 50-99 colaboradores) e médio porte (100-149, 150-199 e 200-249 colaboradores) no território nacional (estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia e Paraná). O estudo, realizado entre setembro e outubro de 2021, escutou proprietários, parceiros e diretores de mais de 300 pequenas, médias e microempresas de todo o país. 

4 fatores fundamentais para a implementação de um Sistema de Compliance 

Na visão do especialista em Compliance, Wagner Giovanini, para implementar um Sistema de Integridade que realmente funcione e leve os benefícios esperados para o seu negócio, é preciso atender as seguintes premissas:  

  1. O dono deve dar o exemplo

Se o dono, ou sócios do negócio, não estiverem dispostos a apoiar o Sistema de Integridade (Compliance),  de nada adiantará. 

  1. 100% dos funcionários precisam saber a direção correta para fazer o certo. 

Para isso, é possível contar com um Código de Conduta da empresa, ter uma comunicação assertiva, treinamento e processos que permitam às pessoas seguirem as regras.

  1. Canal de Denúncias efetivo

A empresa deve possuir um Canal de Denúncias profissional, com todas as características necessárias para assegurar sua efetividade, como: confidencialidade, segurança da informação, proibição de retaliações, acessibilidade para todos e a qualquer momento, permissão de anonimato, etc.

  1. Consequências 

Por fim, é preciso haver um compromisso claro, transparente e verdadeiro de que, se uma denúncia for comprovada, haverá consequências, independentemente do nível hierárquico, das amizades e do desempenho profissional da(s) pessoa(s) envolvida(s).

Para saber mais sobre um Sistema de Compliance, conheça o livro A Excelência na Prática, de Wagner Giovanini. 

Compliance Station: um Sistema de Compliance 100% digital e acessível

É certo que nos momentos de desafios também surgem as grandes oportunidades de transformação. 

No universo do Compliance, os protagonistas auxiliam as empresas a passarem por momentos de dificuldade e saírem ainda mais fortalecidas

Por isso, a Compliance Total (empresa especializada com mais de 100 clientes atendidos) e a Alvarez & Marsal (líder mundial em serviços profissionais) se uniram para oferecer ao mercado a melhor experiência de Sistema de Compliance 100% digital, profissional e efetivo. 

A Compliance Station é um sistema inovador, capaz de descomplicar a implementação dos Sistemas de Integridade em empresas de todos os portes e segmentos. 

Estamos falando de uma plataforma digital de integridade que auxilia, principalmente, o pequeno e médio empresário a obter mais resultados em seu dia a dia.

A Compliance Station é focada na proteção da empresa e das pessoas, de forma simples e ágil, para potencializar os resultados do seu negócio.

Modularidade da plataforma

A simplicidade e agilidade do sistema são dois grandes diferenciais da Compliance Station. 

Os 12 módulos iniciais foram desenvolvidos para estabelecer um programa realmente efetivo, alinhado com as melhores práticas de mercado, para que sua empresa tenha acesso:

  • Canal de denúncias profissional e processos simples, para apuração e tomada de decisões.
  • Subsídios para uma gestão efetiva e monitoramento em tempo real, além de propiciar a gestão dos riscos e melhoria contínua.
  • Implantação no ritmo da própria empresa, sem exigência de conhecimento prévio.
  • Plataforma 100% online e de fácil acesso, sem demandar instalações.

Depois de implantada, a modularidade da plataforma permite o melhoramento contínuo do sistema, com a gestão completa do programa:

Treinamentos online e material para momentos presenciais.

• Geração de conteúdo personalizado para a empresa.

Tutorial que facilita os processos.

• Ferramentas para simplificar a gestão efetiva.

Além de toda facilidade e rapidez desse sistema inovador, destacamos ainda, outra vantagem que a transformação digital trouxe para o mundo dos negócios: a possibilidade de oferecer o melhor serviço a um preço acessível para as PMEs.

Assim, qualquer que seja o tamanho da sua empresa, você poderá desfrutar da excelência e dos benefícios de um Sistema de Compliance robusto, capaz de aumentar os resultados do seu negócio.

Baixe aqui o e-book gratuito sobre a plataforma. 

Conclusão

A tecnologia está aí para agregar valor e potencializar os resultados do seu negócio. A Compliance Station é uma plataforma 100% digital que oferece praticidade e um Sistema de Integridade realmente efetivo. Experimente!

Para saber mais sobre a Compliance Station, fale com um dos nossos especialistas.

Compartilhar:

Receba novidades

da Compliance Station

Receba o melhor do nosso conteúdo direto no seu e-mail.

Preencha seus dados para receber nossa news:

pt Portuguese
X