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Retaliação nas empresas: como uma ferramenta de antirretaliação pode ser efetiva

Neste artigo, você saberá mais sobre como acontece a retaliação nas empresas e como evitá-la através da ferramenta antirretaliação.

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No ambiente corporativo, as relações no trabalho consistem em desafios constantes. Elas são responsáveis diretas pelo clima organizacional, impondo desde um ambiente saudável, alegre, descontraído até uma atmosfera tóxica, com consequências nocivas para todos.

Não é novidade: o clima organizacional contribui para a produtividade e lucratividade de uma empresa, pois representa fator indissociável da satisfação dos colaboradores.

Em geral, pessoas insatisfeitas geram resultados ruins em seus processos, com baixa qualidade, sem compromisso com os objetivos da empresa. Atendem mal os clientes, parceiros e consumidores. Criam problemas com os colegas. Costumam faltar com mais frequência. Enfim, não retribuem à empresa com o seu melhor, podendo ser, inclusive, questionadas quanto ao seu profissionalismo.

Quem “veste a camisa da empresa” de verdade são os motivados, aqueles que estão satisfeitos e, normalmente, imersos num ambiente de trabalho sadio.

O que afeta o clima organizacional

São inúmeros os fatores necessários para se construir um bom clima organizacional. No entanto, basta a ocorrência de um único fato na direção contrária, para modificar o cenário de imediato, transformando-o em obstáculo para a companhia.

A desconfiança na empresa e/ou nos níveis hierárquicos superiores é uma das causas importantes geradores de um ambiente tóxico e, por consequência, promotoras da perda de competitividade das empresas. 

Na mesma linha, uma empresa que não oferece apoio, amparo e ferramentas para as boas relações no trabalho também se coloca vulnerável a esse tipo de prejuízo.

Decorre daí o crescimento exponencial da necessidade da implementação de Canais de Denúncias, a fim de dar respaldo aos funcionários diante de situações habitualmente escondidas dos olhos da chefia e com enorme potencial de destruir o clima organizacional, como furtos, conflitos de interesses, nepotismos, favorecimentos indevidos, etc.

Além disso, há os assédios, bullying, discriminação, racismo, entre outros, às vezes até com a participação ou conivência da chefia imediata, que precisam ser erradicados do mundo corporativo. 

Adicionalmente às perdas imediatas para o negócio, há os efeitos danosos para as pessoas e os riscos de imagem para os envolvidos. Ainda mais agora, com as redes sociais tão implacáveis e severas no julgamento de toda ordem.

O medo da retaliação pode colocar tudo a perder

Alia-se, nesse contexto, um outro desafio. Não adianta oferecer um Canal de Denúncias se não houver um compromisso claro da empresa em apoiá-lo e, ao mesmo tempo, proteger os funcionários contra retaliação.

O medo de sofrer consequências indevidas pode levar funcionários a não relatarem o que sabem ou suspeitam sobre irregularidades, ilicitudes ou desvios de conduta.

Nessas condições, a empresa estaria desperdiçando oportunidades evidentes de melhoria do seu desempenho, redução de custos, desperdícios ou perdas desnecessárias, além, é claro, da manutenção de eventual clima de trabalho inadequado, com consequente conservação dos riscos inerentes a tal conjuntura.

Mas, como evitar a retaliação?

De fato, criar textos concretos no Código de Conduta, proibindo a retaliação de qualquer natureza é um primeiro passo. Políticas específicas também podem ser elaboradas. 

Complementar à documentação, a instituição deve realizar comunicação e sensibilização regulares e usar os treinamentos internos, tanto para orientar os funcionários quanto conscientizá-los do papel de todos em relação a esse assunto. 

Entretanto, tudo isso ainda não é suficiente. Há situações onde a retaliação ocorre às escondidas. Cito apenas dois exemplos muito comuns para ilustrar: 

  • Imagine se o chefe desconfia que um funcionário fez uma denúncia e, por isso, passa a persegui-lo;
  • Ou desconfia que alguém foi testemunha num caso de investigação, cujo resultado o desagradou e, por conseguinte, demite-o sem justificativa.

Como identificar e evitar situações dessa natureza?

Nesse cenário, a Contato Seguro e a Compliance Total desenvolveram uma ferramenta para tratar o tema. 

Mantendo-se a confidencialidade e sigilo necessários, responsáveis designados para essa função terão a capacidade de monitorar determinadas pessoas, protegendo-as contra certas arbitrariedades.

Assim, manifestantes, testemunhas, denunciados, auditores, investigadores, profissionais do Compliance, entre outros, estarão protegidos contra retaliações. 

Quer saber mais? Fale agora com um especialista.

Conclusão

As relações no trabalho afetam diretamente o clima organizacional que, por sua vez, atua na satisfação dos funcionários e, dessa feita, influencia na produtividade e vantagem competitiva das empresas.

A instituição deve, portanto, oferecer aos colaboradores o necessário para a manutenção de um ambiente sadio no dia a dia e o Canal de Denúncias é um dos instrumentos mais valiosos nesse processo.

Entretanto, cabe à organização dar mais um passo: coibir a retaliação e comprometer-se com isso são obrigações inquestionáveis. 

E, nesse sentido, há um desafio complementar: como identificar e evitar a retaliação? 

Conheça a solução da Contato Seguro e Compliance Total. Vale a pena!

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