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Conheça os principais prejuízos causados pela má conduta no trabalho e como evitá-los

Má conduta no ambiente de trabalho pode trazer sérias consequências para a organização como um todo. Confira como evitá-las.

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A conduta inadequada no ambiente de trabalho tem sérias consequências para os funcionários e para a organização como um todo — além de prejudicar a produtividade, más condutas abalam o moral da equipe e afetam a reputação de uma empresa.

Bullying, assédio moral e discriminação, bem como fraudes, desvios financeiros e outras transgressões a regras são alguns exemplos desses comportamentos.

A presença dessas condutas no ambiente de trabalho podem gerar adoecimento físico e mental na equipe, alta rotatividade, perda de produtividade, dentre outros problemas para uma organização.

Neste artigo, vamos explorar a questão das más condutas no ambiente corporativo e indicar os principais prejuízos causados por esses comportamentos, e destacar formas de evitá-los.

Boa leitura!

O que é uma conduta ética?

A conduta ética pauta-se pelos valores morais e éticos que organizam e sustentam uma vida em comunidade.

Toda sociedade tem valores que guiam as ações e os comportamentos dos indivíduos que vivem em comunidade, e são esses valores que garantem a compreensão mútua, a confiança e a possibilidade do trabalho conjunto para chegar a objetivos almejados coletivamente.

O ambiente de trabalho pode ser entendido como uma micro sociedade e, como tal, também possui regramentos e valores que devem ser praticados para que tudo funcione harmonicamente.

Dessa forma, podemos entender a conduta ética como o cumprimento dos deveres regulamentares, morais e éticos num dado contexto.

O que são as más condutas?

Más condutas envolvem, portanto, tudo aquilo que foge do esperado quanto ao comportamento ético necessário e esperado e, mais especificamente no local de trabalho, podem ser entendidas como a desconsideração pelos regramentos e expectativas da empresa quanto aos seus colaboradores.

Elas vão desde o descumprimento explícito de leis e regras, até pequenas atitudes cotidianas, envolvendo a abdicação de responsabilidade e a negligência como, por exemplo:

  • fraudes, desvios financeiros e suborno;
  • bullying, discriminação, assédios moral e sexual;
  • abuso de poder;
  • intoxicação por substâncias no local de trabalho;
  • descumprimento de normativas internas;
  • insubordinação, absenteísmo e atrasos frequentes;
  • incompetência e baixa performance.

Organizações diferentes terão diferenças específicas no que se refere a más condutas, já que estão submetidas a regulamentos e normativas particulares. Por outro lado, algumas atitudes como o descumprimento de leis e as que se referem às relações interpessoais consideram-se comuns a qualquer empresa.

Desta maneira, certos comportamentos são claramente definidos como prerrogativas para a demissão: é o que chamamos de “justa causa”, ou seja, a seriedade da infração justifica a demissão do funcionário.

Outros comportamentos não são tão claramente classificados e, por isso, são mais difíceis de identificar e manejar. Para entender como evitar as más condutas no ambiente de trabalho, vamos iniciar abordando como esses comportamentos implicam em prejuízos para uma organização.

Prejuízos causados pela má conduta no trabalho

Más condutas no trabalho são um obstáculo a tudo o que uma empresa precisa para crescer. Dentre os impactos negativos da presença de má conduta no ambiente de trabalho, destacam-se:

  • alta rotatividade: pela inconstância, estresse e sobrecarga gerados num ambiente organizacional com más condutas, começam a surgir as mudanças no quadro de funcionários. A alta rotatividade pode ser uma consequência da má conduta no trabalho.
  • prejuízos financeiros: um dos prejuízos mais óbvios para casos de fraudes, desvios, corrupção, etc. é o financeiro. Dependendo do tamanho e tempo de duração de um esquema de fraude e corrupção, as quantias podem ser enormes.
  • prejuízos reputacionais: a reputação de uma empresa está em risco se não há um sistema de prevenção a más condutas. Um caso de fraude, descumprimento de normas ou a presença de relações interpessoais tóxicas, caso se torne público, custará a reputação da organização, que deverá tomar medidas para recuperá-la e sanar a preocupação dos stakeholders.
  • desânimo e perda de produtividade: com a presença de, por exemplo, um líder que pratique bullying ou assédio, a confiança da equipe começa a decrescer, juntamente com a produtividade e com a saúde física e mental do colaborador.

Ou, em outro caso, um colaborador comete desvio de ativos; normalmente, apenas algumas pessoas na equipe têm conhecimento do fato, mas, na maioria das vezes, acabam não denunciando, motivadas por falta de coragem, ausência de ferramenta adequada, negligência, conivência, etc.

Em outra situação ainda, o descumprimento das normativas e regulamentos pode incorrer em acidentes de trabalho, criar dificuldades para a solução de problemas ou o andamento de um projeto.

Tudo isso gera um ambiente desagradável, causando diminuição da produtividade da equipe e desânimo geral, por exemplo.

Esses são apenas alguns dos prejuízos possíveis para uma empresa onde más condutas estão presentes. Felizmente, esses comportamentos numa organização podem ser evitados, bastando que haja recursos e técnicas necessários.

Vamos entender, então, como evitar as más condutas que geram tantos prejuízos para uma empresa.

Compliance

O Compliance é um Sistema de Gestão que objetiva a integridade, a transparência e a ética dentro das organizações. 

Assim, por meio de vários recursos e atividades, o Compliance permeia todas as áreas de uma instituição, fazendo com que todos saibam o que é certo fazer e ajam sob esse critério.

Ao adotar um Sistema de Compliance, uma empresa estará se engajando nas seguintes atividades:

  • identificação de riscos e definição de medidas mitigadoras;
  • elaboração e implementação de políticas internas;
  • comunicação, treinamento e conscientização regulares de colaboradores;
  • implementação ou ajustes de diversos processos internos, visando a prevenção, detecção e correção de irregularidades;
  • disponibilização de Canais de Denúncias para relatos de más condutas;
  • etc.

Com essas ações, a empresa coloca em movimento, em cada nível hierárquico, a motivação para o agir ético, além dos recursos necessários para fazê-los.

Assim, as boas ações podem ser explicitamente celebradas e as más condutas tornam-se um alvo constante, a fim de serem efetivamente reduzidas.

Conclusão

Por fim, as más condutas são atitudes e comportamentos que vão diretamente contra as expectativas de uma organização. Podem ser das mais graves até as mais brandas.

Em qualquer nível, deve-se evitar as más condutas, já que causam prejuízos importantes para o clima organizacional, a capacidade de produtividade dos colaboradores, a reputação da empresa e a integridade de seu quadro de funcionários.

Um Sistema de Compliance se fundamenta em atividades, recursos e ferramentas que devolvem a cada membro da organização o conhecimento e a motivação necessárias para buscar fazer o correto em todas as situações.

Então, se você deseja implementar um Sistema de Compliance na sua organização, clique aqui e conheça a Compliance Station.

A Compliance Station é uma plataforma digital interativa, especializada para a implementação do Sistema de Integridade — que permite o Compliance ser uma realidade para as empresas de qualquer tamanho e natureza.

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