Como usar a tecnologia a favor do Compliance para diminuir riscos?

Descubra como aliar tecnologia e Compliance para reduzir os riscos inerentes aos negócios. Um jeito simples, acessível e inteligente de usar uma plataforma 100% digital, em prol da proteção da sua empresa: conheça a Compliance Station e faça um teste gratuito!

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Democratizar o Compliance para todos usufruírem de seus benefícios.” 

A frase do autor e expert em Compliance, Wagner Giovanini, resume o resultado que a tecnologia entrega, com mais rapidez e eficiência, principalmente para os pequenos e médios empresários.

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Vemos que a adoção de soluções tecnológicas na área de Compliance cresce à medida em que as empresas percebem as incontestáveis vantagens da implantação de um Programa de Integridade.Portanto, se você busca fazer crescer seu negócio, veja no post de hoje como sua empresa pode usar a tecnologia para diminuir significativamente seus riscos, investindo muito menos do que você imagina.

O impacto da tecnologia para diminuir os riscos de Compliance

A realidade brasileira mostra empresas com equipes pequenas, múltiplas informações para serem analisadas e uma necessidade enorme de mais agilidade nas decisões.

Para vencer tais desafios, a tecnologia digital conta com estratégias e ferramentas personalizadas, a fim de facilitar a implementação do Compliance que, cada vez mais, impulsiona os negócios no ambiente corporativo.

“Realmente acredito que as ferramentas, quando aplicadas com objetivos claros e alinhados à realidade do negócio, têm um enorme potencial de alavancar a eficiência e a eficácia dos programas de Compliance”.

LEC – Legal, Ethics and Compliance

Nesse contexto, a última pesquisa “Maturidade do Compliance no Brasil”, conduzida pela KPMG, abordou, entre outros assuntos, três questões principais:

  • Avaliação de riscos de Compliance.
  • Pessoas e competências.
  • Tecnologia e uso de dados.

De acordo com os números apurados, os riscos de Compliance mais destacados pelas empresas foram:

  • Gestão de terceiros e contratos: 91%
  • Fraude, combate à corrupção e lavagem de dinheiro: 91%
  • Questões trabalhistas, especialmente nos aspectos de segurança do trabalho, assuntos previdenciários e tributos: 85%

Somado a esta informação, recentemente, um webinar sobre tecnologia debateu junto a profissionais da área, a adoção de soluções tecnológicas capazes de identificar, avaliar adequadamente os riscos e tornar as informações acessíveis para outras áreas, além do Compliance

O evento também destacou 3 pontos importantes a serem considerados:

  • As ferramentas disponíveis para melhorar a gestão do risco de Compliance.
  • O uso de soluções para investigação interna.
  • O papel dos gestores da área em um cenário com tanta tecnologia.

A conclusão é que a tecnologia otimiza as tarefas burocráticas e ajuda a economizar tempo para demandas mais críticas.Leia também o artigo “Solução tecnológica de Compliance (Programa de Integridade) para PMEs: o futuro é agora!”

Como a tecnologia ajuda a gestão de Compliance?

É visível a força que a tecnologia possui para impulsionar uma empresa, melhorando  seus processos internos, seus indicadores financeiros, seu posicionamento no mercado e, portanto, conferindo vantagem competitiva.Como o Compliance atua nessa mesma direção, tecnologia e Compliance andam juntos, potencializando ainda mais esses efeitos positivos.

“A tecnologia aplicada à análise de dados, por exemplo, permite otimizar tarefas burocráticas e ganhar agilidade na prevenção, detecção e remediação de riscos. Consequentemente, sobra mais tempo para utilizar o capital humano em demandas estratégicas e criativas.”

LEC – Legal, Ethics and Compliance

Segundo o Programa Avançar (Santander), podemos apontar os seguintes benefícios trazidos pela tecnologia para os Programas de Compliance implantados em empresas de todos os tamanhos e segmentos:

  • Otimização do fluxo de informações: ações de bloqueio de dispositivos e sites inapropriados e divulgação de informações confidenciais. 
  • Inibição de fraudes: ocasionadas por erro humano voluntário ou involuntário. 
  • Redução de falhas nos sistemas, prevendo ações como: aumento dos controles internos | promoção de programas de treinamento e capacitação | detalhamento de normas e procedimentos da companhia.
  • Confiabilidade dos dados: com as soluções tecnológicas adequadas, é possível fazer a coleta e análise de dados de forma rápida e estratégica.

Canal de Denúncias

Na detecção de desvios e irregularidades, as empresas têm a oportunidade de agirem preventivamente e concretizarem ganhos consideráveis como redução de custos, desperdícios, riscos, futuros problemas trabalhistas e perda de imagem. E o principal meio para tal é o Canal de Denúncias, que assume papel fundamental para organizações de qualquer natureza, porte e segmento.  

Saiba o que é um Canal de Denúncias

O Canal de Denúncias dá vida ao Compliance, permitindo trazer à tona o que normalmente fica longe dos olhos da Direção. Mas, é com um Canal de Denúncias externo que se obtém os benefícios na sua plenitude, pois, além de assegurar credibilidade aos manifestantes e aumentar assim a sua utilização, ele oferece tecnologia para o devido gerenciamento e otimização de tempo, na análise e manuseio das informações recebidas.

Mateus Haas, Chief Technology Officer (CTO) da Contato Seguro, afirma que, com o Canal de Ética da Contato Seguro, nenhum dado dos funcionários é compartilhado com a empresa. “A segurança da plataforma faz com que a credibilidade de cada denúncia seja inquestionável”.Saiba mais sobre a gestão de Compliance e sobre os canais de denúncias no podcast do Wagner Giovanini.

Compliance Station: tecnologia acessível para diminuir os riscos do seu Programa de Integridade

A Compliance Station é uma tecnologia 100% digital e interativa, desenvolvida para a implementação e gestão do Mecanismo de Integridade (Compliance), oferecendo:

  • Todas as nuances de um sistema de Compliance efetivo, na prática.
  • Gestão integrada de documentações, riscos, parceiros e fornecedores do negócio.
  • Treinamento e comunicação dos colaboradores em Compliance.
  • Disponibilização do Canal de Denúncias utiliza o Canal de Ética da Contato Seguro, líder no Brasil.

Pioneira no Brasil, a Compliance Station é a forma mais ágil, segura e econômica de implementar um Sistema de Integridade nas pequenas e médias empresas (PMEs).

Confira as principais vantagens para o seu negócio:

  • Reduz custos operacionais, riscos e passivos trabalhistas.
  • Previne e reduz fraudes, roubos e prejuízos financeiros.
  • Melhora o ambiente organizacional.
  • Fortalece a imagem e reputação.
  • Promove diferencial competitivo para licitações e negociações comerciais.

A plataforma ainda oferece:

  • Documentação integral e customizada, como código de conduta, políticas e procedimentos.
  • Treinamentos on-line e material completo para uso presencial.
  • Material e peças para comunicação na medida certa.
  • Geração de conteúdo personalizado.
  • Gestão completa do sistema, com ferramentas exclusivas.
  • Tutorial e orientações práticas que agilizam os processos.

Por meio de módulos interativos e de fácil entendimento, a execução das atividades cotidianas e a implementação do Compliance são orientadas pela Compliance Station, assegurando simplicidade e efetividade aos processos. Sempre adequando os elementos de acordo com o ritmo da sua empresa.

Experimente a Compliance Station gratuitamente, clicando aqui e conheça na prática, a plataforma que vai proteger e potencializar o seu negócio!

Entre em contato com nossos especialistas em Compliance e conte com nossa ajuda.

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