Todos valorizam um ambiente de trabalho saudável, onde a regra é o respeito, a generosidade e o espírito de equipe. O bem-estar no trabalho é o resultado da segurança criada nos ambientes organizados dessa forma.
O Compliance refere-se à instalação de uma cultura de integridade na empresa, fazendo com que desde a direção até os colaboradores, todos estejam alinhados e engajados nos princípios e valores éticos, bem como quanto aos regulamentos e normativas que orientam suas funções e comportamento.
Juntamente e como desenlace desse enredo, o Compliance atua sobre a redução de riscos e prevenção de irregularidades, que têm como consequência o florescimento e a prosperidade da empresa.
Neste artigo, vamos associar o bem-estar no trabalho ao Compliance, apontando como as práticas de integridade têm o poder de gerar um ambiente de trabalho positivo e saudável para os colaboradores.
O que é bem-estar no ambiente de trabalho?
O bem-estar no ambiente de trabalho refere-se aos variados aspectos do trabalho que influenciam no nível de satisfação, na saúde física e mental, sentimentos como orgulho, segurança e apreço dos colaboradores, quanto às suas funções e à sua empresa.
Pode-se medir o bem-estar no trabalho por 5 dimensões:
- Suporte mental e emocional: essa dimensão está relacionada a sentimentos e experiências que levam a emoções positivas — o ambiente sustenta a boa regulação das emoções, promove experiências e motivos para o otimismo.
Isso significa que, quando algo bom acontece, os trabalhadores tendem a atribuir o sucesso a fatores internos, estáveis e gerais das pessoas e da organização², ao invés de, digamos, atribuir os sucessos à boa sorte ou a um fator aleatório.
Quando há apoio psíquico e emocional, os colaboradores entendem que é a empresa, seus valores, suas pessoas e sua coesão interna que geram os resultados positivos alcançados. Eles tendem a ter mais confiança e mais energia mental, o que gera uma percepção positiva do seu ambiente de trabalho, e melhores estratégias para lidar com o estresse e a ansiedade.
- Suporte pessoal: ter um bom relacionamento, baseado na segurança, confiança e respeito, principalmente para com os gestores e líderes, têm um impacto positivo direto para o bem-estar no trabalho.
Níveis razoáveis de flexibilidade, autonomia e disponibilidade de recursos também são fatores fundamentais para esse apoio pessoal.
Planos de desenvolvimento para o trabalhador, bem como oportunidades para promoção e experiências significativas de trabalho também fazem parte desta dimensão.
- Propósito: o senso de propósito que gera o bem-estar no trabalho associa-se a três motivos:
- satisfação
- significado
- progresso
Portanto, o colaborador deve ter a oportunidade de experimentar o valor, o sentido e o aperfeiçoamento do seu trabalho.
Essa experiência está associada a altos níveis de resiliência, maior consciência sobre o seu papel na organização, priorização de tarefas e, em geral, melhor performance.
- Saúde financeira: os recursos financeiros gerados pelo trabalho devem ser adequados aos trabalhadores.
Quando isso não acontece, a ansiedade e o medo batem à porta, com efeito sobre sua perspectiva de vida e de trabalho.
Além disso, a igualdade também é um fator relevante, de modo que se houver desigualdade salarial sem critérios válidos, o bem-estar no trabalho varia negativamente.
O salário deve prover estabilidade financeira e liberdade para o trabalhador.
- Conexões significativas: grande parte das boas experiências de trabalho advém de relações sociais positivas e solidárias, que promovem níveis mais baixos de estresse no ambiente laboral.
As relações criadas no trabalho devem ser significativas, no sentido de apoio mútuo e desejo de crescimento do outro.
Com essas cinco dimensões bem arranjadas nas organizações, o resultado tende a ser: ambientes seguros, prósperos, significativos e positivos. O bem-estar no trabalho é uma consequência direta.
À primeira vista, entretanto, é possível contestar: mas isso é utópico! Nenhum ambiente de trabalho pode ter tudo isso! E eu nem saberia como fazer para tentar colocar essas dimensões em prática!
Algo que parece impossível, ou de grande dificuldade, é, na verdade, plenamente alcançável, desde que se usem as estratégias e ferramentas certas.
E é neste momento que o Compliance entra na história.
Estratégias de bem-estar orientadas pelo Compliance
Pense nas dimensões que listamos acima. Um ambiente de trabalho que funciona a partir desses preceitos não é um ambiente de trabalho qualquer.
Carência de regulamentos, descumprimento de normas, irregularidades diversas e más condutas são altamente incompatíveis com um local que objetiva o bem-estar de seus trabalhadores.
Obstáculos como esses devem ser retirados para criar:
- relações significativas
- liberdade e autonomia
- segurança e propósito
- salários justos e igualitários
- sentimento de progresso
- oportunidade para crescimento
Segundo o autor e sócio-diretor da Compliance Station, Wagner Giovanini, o Compliance busca, quando integrado aos Sistemas de Gestão nas empresas, elevar os padrões éticos e morais dos colaboradores, parceiros e fornecedores³, para que todos tenham a postura e a visão que fundamentam e têm como meta um ambiente de trabalho saudável.
As estratégias do Compliance são altamente efetivas para transformar o ambiente de trabalho num ambiente íntegro e gerar bem-estar no ambiente de trabalho.
A atuação do Compliance na construção de ambientes de trabalho mais saudáveis
Um Programa de Compliance procurará abordar, um a um, os problemas, dificuldades, riscos e fraquezas de uma organização.
Muitas pessoas resumem a função do Compliance numa empresa como um processo burocrático, que envolve papelada, e só serve para garantir o cumprimento de leis, mas isso não é verdade.
O Compliance cresceu muito nas últimas décadas e hoje, além de ter mais alcance, tem um poder de transformação muito maior.
Muito além das normativas, o Compliance analisa os pontos fracos da organização e implementa processos para mitigá-los.
Isso envolve:
- desenho de processos e controles
- auditorias internas
- geração de relatórios
- sistemas de feedback
- criação de projetos
Direcionados para adaptar e melhorar o Código de Conduta, alinhar as regras para Conflitos de Interesse, Segurança de Dados, prevenção a Fraudes e Corrupção, implementação do Canal de Denúncias, e assim por diante.
O Programa de Compliance atinge diretamente os problemas que levam a irregularidades, más condutas e outros desvios que geram um ambiente de trabalho negativo.
Assédio moral e sexual, discriminação, fraudes, e descumprimentos legais tornam o ambiente de trabalho:
- inseguro;
- instável;
- hostil;
- ansiogênico;
- negativo.
Aplacar as irregularidades é indispensável para a criação de um bom clima organizacional e para suscitar o bem-estar no ambiente de trabalho. Nesse sentido, o Compliance pode ajudar a criar estratégias efetivas para o seu aprimoramento.
O papel das lideranças
A implementação das estratégias, independentemente da presença ou não de um Departamento de Compliance ou do Compliance officer, atravessa toda a organização e, portanto, as lideranças cumprem um papel fundamental.
Todos os projetos de aprimoramento interpessoal, de comunicação e de processos baseados no Compliance devem passar pelas lideranças.
Assegurar que os líderes estejam alinhados nesses padrões éticos e de comportamento é fundamental, já que são eles que dão o tom das relações.
O estilo comunicativo entre líder e colaborador deve ser aberto, respeitoso, positivo e orientado pela integridade. A organização do trabalho, as negociações e os objetivos devem ser pautados por esses valores.
Além disso, estimular os trabalhadores a assumir a nova postura e fazer valer os novos códigos, utilizar o Canal de Denúncias, prezar pelo cumprimento das normativas.
As lideranças podem construir, junto à área de Gente e Gestão (RH), treinamentos pertinentes, campanhas de divulgação de processos, entre outras ações.
Finalmente, as lideranças são responsáveis por estabelecer recompensas e reconhecimento das boas práticas, comportamento, e pelo zelo dos regulamentos.
Conclusão
O bem-estar no trabalho apoiado pelo Compliance assegura a produtividade, a consolidação da reputação, a longevidade e evita multas, sanções, processos judiciais e outros choques que podem abalar uma organização.
O Compliance é o Sistema de Gestão que olha com detalhes para todas as melhorias possíveis e todos riscos a que a empresa está submetida.
Por isso, apostar num Programa de Compliance é a melhor forma de evitar complicações, elevar a satisfação dos colaboradores e também seus resultados.
A Compliance Station oferece uma plataforma digital e interativa, desenvolvida para facilitar a implementação do Programa de Compliance para a sua empresa.
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Referências
1. As cinco dimensões do bem-estar do trabalhador.
2. Understanding Attribution Theory: The Psychology Of Explaining Behavior.