Compliance é, em resumo, um instrumento da cultura organizacional, a fim de reforçar a aplicação dos valores éticos e de integridade e promover o cumprimento das regras e leis prescritas, sempre visando o alcance dos objetivos corporativos.
Essas leis e regulamentos podem existir e aplicarem-se em nível internacional, nacional, regional, próprias do ramo da corporação e, por fim, no contexto interno da empresa.
Os regramentos servem, evidentemente, para evitar más condutas, corrupção, irregularidades, fraudes, acidentes, inclusive as diversas formas de injustiça e violência que podem vir a ocorrer no ambiente organizacional.
O campo do Compliance surge para estabelecer e fortalecer as empresas em sua capacidade e recursos, visando manter essa ordem e, por isso, caracteriza-se como uma amplitude de estratégias, técnicas, práticas e ferramentas.
Diversidade e Responsabilidade Social são temáticas relativamente recentes no campo organizacional e têm tido visibilidade e demanda crescentes do ponto de vista dos atores sociais, das pessoas e das próprias empresas.
Neste artigo, vamos entender como se relacionam os temas Compliance, Diversidade e Responsabilidade Social, indicando caminhos de sustentação desses três pilares numa organização saudável e produtiva.
Boa leitura!
Compliance e Diversidade
Com um time mais diverso, a empresa se afasta da rigidez, da mesmice e da obsolescência, abrindo um horizonte fértil para novas ideias, inovação e oportunidades.
Apostar nas diferentes etnias, raças, condições socioeconômicas e gênero é abrir as portas da organização para que mais visões, interpretações, experiências e sentidos adentrem à cultura empresarial, aparelhando a organização com maior abrangência de pensamento e, consequentemente, maior força de ação.
Se uma empresa se limita a ter como corpo de trabalho pessoas de um mesmo background, de mesmo nível socioeconômico, de mesma etnia, é muito provável que essa empresa acabe cometendo os mesmos erros ao ignorar os impactos de sua ação nas diferentes culturas, visões de mundo e idiossincrasias do mundo social.
Como o Compliance busca fazer o certo e, ao mesmo tempo, contribuir com o êxito da organização, nada mais natural que a sua atuação impulsione medidas concretas e em prol da diversidade.
Por sua vez, trazer uma maior pluralidade de vozes e visões auxilia as ações de Compliance a desempenhar seu papel de maneira mais efetiva e consciente, visto que a diversidade também é uma fonte de novas ideias e apoio para o Compliance.
Compliance e Responsabilidade Social
Corporações com responsabilidade social são aquelas que consideram, em seus atos e tomadas de decisões, a ética relacionada a grupos sociais e comunidades, bem como o seu bem-estar e produtividade.
Investidores e consumidores hoje, além de prezar pela qualidade de um produto ou serviço e pelo lucro decorrente dos investimentos, também querem saber se a organização tem ampla visão e gera algum bem para a sociedade em torno.
Minimizar os impactos negativos e potencializar os impactos positivos é um dos principais objetivos de uma empresa com responsabilidade social, e isso se traduz no valor gerado para acionistas, consumidores e para a reputação da instituição.
Nesse sentido, a responsabilidade social está presente desde as mínimas ações para proteger e valorizar os colaboradores de uma empresa, na escolha de seus parceiros e fornecedores, até a submissão a regulamentos e leis que tenham como objetivo contribuir com a sociedade.
O Compliance, dessa forma, está diretamente relacionado com a criação e sustentação da responsabilidade social nas organizações, já que, buscando estar em conformidade com as diversas regras, automaticamente, uma empresa já está agindo em favor da sociedade, por exemplo:
- diminuindo o risco de grandes prejuízos financeiros, em casos de fraude;
- apostando na garantia de direitos aos seus trabalhadores quanto a acidentes de trabalho e aposentadoria;
- estando em conformidade com os cuidados ambientais, relativos à poluição, ao desmatamento e saúde ambiental geral;
- cumprindo as leis vigentes e, consequentemente, honrando seus compromissos fiscais e tributários, tão importantes para a sociedade.
Trabalho em conjunto e Canal de Denúncias
Frequentemente, muitos entendem o Compliance apenas como um checklist de adequações legais e regulamentares.
Até certo ponto, o Compliance significa mesmo buscar a conformidade com leis e regras, visando fazer o certo. Por outro lado, esse propósito deve ir muito além: gerar um ambiente de trabalho saudável, produtivo e íntegro, potencializando as capacidades da empresa de tomar as melhores decisões e gerar os melhores resultados, não apenas para si, mas para todas as partes interessadas..
Uma coisa é cumprir a lei, que já é uma obrigação. Outra é criar na organização uma verdadeira cultura de Compliance, com geração de conhecimento, discussões, inovações e adequações às novas demandas.
Refletir sobre Diversidade e Responsabilidade Social e implementar medidas concretas para a adoção de suas práticas no cotidiano, são também, por isso, fazer o correto, mesmo que isso não esteja explícito nos regulamentos e leis.
O compromisso do Compliance
Por fim, um Programa de Compliance mais completo considera questões de Diversidade e Responsabilidade Social e torna-se capaz de:
- Demonstrar a verdadeira preocupação e importância dessas questões para a organização.
- Determinar na prática o cumprimento desses valores.
Nesse contexto, o Canal de Denúncias aparece como uma das ferramentas mais importantes do Compliance.
Com um Canal de Denúncias funcional (não basta somente disponibilizar a ferramenta, é preciso fazer dela um instrumento de uso cotidiano), a empresa demonstra seu compromisso em se manter na linha e cumprir com suas responsabilidades e deveres.
O Canal de Denúncias é o principal meio pelo qual se revelam irregularidades, desde a corrupção, grandes fraudes, até os casos de assédio mais dissimulados.
A ferramenta protege a identidade do denunciante, dando aos colaboradores total liberdade de relatar possíveis questões e situações irregulares. Tal providência permite à empresa identificar problemas, até então ocultos, e, dessa forma, melhorar, adequar-se, inclusive, se antecipando a eles, evitando sérios prejuízos.
Se estamos comprometidos em garantir diversidade e responsabilidade social, o Canal de Denúncias é certamente um grande apoio.
Conclusão
Mais do que acesso a serviços e qualidade de produtos, o que atualmente as pessoas exigem das empresas é o compromisso e o engajamento com a Diversidade e a Responsabilidade Social.
O trabalho na área do Compliance deverá englobar essas questões até desenvolver aplicações práticas de soluções. O Compliance, além de fazer cumprir a lei, também é um trabalho de adequação a essas demandas que não necessariamente são reguladas, mas que tratam da posição e do significado de uma corporação do ponto de vista social e comunitário.
Como forte aliado a esse trabalho, o Canal de Denúncias é uma ferramenta de grande suporte para esses objetivos, já que visa a adaptação e a melhoria contínua, com base nos relatos dos colaboradores sobre situações que podem se configurar como irregularidades.